segunda-feira, 15 de outubro de 2012






          
 CURRÍCULO ESCOLAR



Olá! Estou dando início a um blog, onde será abordado o conceito a cerca do currículo escolar, destacando três tipos de níveis de currículo, sendo eles o currículo Prescrito, Real e Oculto. Currículos estes extremamente importantes para o desenvolvimento da educação escolar.





CURRÍCULO





O currículo escolar é um instrumento essencial para o planejamento do educador e para a organização escolar, pois o mesmo propicia organizar, por exemplo, os conteúdos, as disciplinas, as metodologias e as atividades a serem trabalhadas pelo professor em sala de aula, proporcionando assim uma caminhada dentro de processo ensino e aprendizagem. Contudo o currículo é um recurso para o educador e pode ser usado para nortear a práxis pedagógica. O professor enquanto educador pode ajustar os conteúdos à realidade histórica, social e cultural do educando decorrente das mudanças ocorridas na sociedade contemporânea, onde o currículo passa a ser transformado para poder acompanhar as mudanças, pois o professor a partir dessas transformações ocorridas na sociedade precisa formar os alunos em seres críticos questionadores constantemente. Contribuindo desta forma para um ensino de qualidade. Portanto o currículo é um plano pedagógico e institucional elaborado para orientar a aprendizagem do aluno de forma sistemática.



     O currículo escolar é composto por três tipos de currículo:



         CURRÍCULO PRESCRITO

       

         CURRÍCULO REAL



         CURRÍCULO OCULTO





  CURRÍCULO PRESCRITO



       O currículo Prescrito também chamado de Formal é o currículo na qual são planejados todo o processo pertinente ao desenvolvimento da educação. São documentos oficiais que orientam a educação nacional e as propostas curriculares, sendo ele, composto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais que traçam os objetivos e metas educacionais para a educação do país e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais que são normas obrigatórias para a Educação Básica que orientam o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino. É denominado como o currículo que define e impõe as aprendizagens a serem exigidas de todos os estudantes; exerce o controle sobre a prática de ensino; organiza o saber e oferece parâmetros importantes para a sala de aula.



                 Na afirmação de Pacheco (2005, p. 51 ) :  o desenvolvimento do currículo começa pela proposta formal, genericamente denominada currículo prescrito ou oficial ou currículo escrito. É o currículo sancionado pela Administração central adotado por uma estrutura organizacional escolar.









 CURRÍCULO REAL



É o currículo cujo sua execução ocorre dentro da sala de aula, a partir dos elementos desenvolvidos no currículo Formal, como por exemplo, as disciplinas, os conteúdos e as atividades propostas. É um currículo desenvolvido pelo professor, onde educadores colocam em prática o que, foi planejado decorrente dos planos de ensino e do projeto pedagógico, planejamentos esses que devem ser efetivados na escola de forma que venha a promover o pleno desenvolvimento do educando.









CURRÍCULO OCULTO

    

     É o tipo de currículo que não aparece no planejamento do professor e nem está prescrito nos documentos oficiais. Mas que pode ser executado através de conversas, brincadeiras e atividades que envolvam conteúdos, mesmo sem está mencionado no currículo como normas, valores, atitudes e regras de comportamento. Conteúdos estes que são passados do professor para os alunos diariamente na sala de aula, no pátio da escola ou no recreio, possibilitando a aprendizagem do educando. Esses conteúdos são ensinados e aprendidos  de forma não explícita. Porém se torna importante trabalhar na escola com esses conteúdos para que os indivíduos tenham um bom  convívio social.









O vídeo abaixo apresentado serve para reforçar a definição de currículo escolar.



COMENTÁRIO SOBRE O CURRÍCULO OCULTO


· COMO JÁ FOI MENCIONADO NO TEXTO APRESENTADO NO BLOG, QUE O CURRÍCULO OCULTO NÃO APARECE NO PLANEJAMENTO DO PROFESSOR, PORÉM PODE SER TRABALHADO EM SALA DE AULA. APONTE OS POSSÍVEIS BENEFÍCIOS QUE O CURRÍCULO OCULTO PODE PROPICIAR QUANDO É TRABALHADO COM OS ALUNOS NO AMBIENTE ESCOLAR.


DEIXE SEU COMENTÁRIO  DO QUESTIONAMENTO QUE FOI FEITO ACIMA SOBRE O CURRÍCULO OCULTO PARA FAZERMOS UMA DISCUSSÃO.









REFERÊNCIA



PACHECO, José Augusto. Escritos curriculares. São Paulo: Cortez, 2005.










Nenhum comentário:

Postar um comentário